segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Sobrancelhas - Aprenda a valorizar o seu rosto.

Arqueadas, finas, grossas, ralas, curvadas, falhadas: São vários os tipos de sobrancelha. Mas muitas ainda têm dúvidas sobre o assunto. Dentre as mais comuns estão: como tirá-las, qual o comprimento ideal e onde elas terminam e começam. Como o rosto é um verdadeiro cartão de visita, nada mais justo que ele fique belo e harmônico. Para isso, não imagine que aquelas sobrancelhas maravilhosas vistas em uma foto de revista vão cair bem em você. A sobrancelha é como impressão digital: cada um tem a sua. Para acabar de vez com qualquer tipo de dúvida, alguns profissionais nos contam tudo sobre elas. Fiquem atentas e mãos à obra! Quer dizer, à pinça!
Para não ter erro na hora de tirar a sobrancelhas, e para que ela fique adequada ao seu formato e tipo de rosto é importante sempre deixar o desenho natural para manter sua beleza, uma boa dica é só limpar os pelos indesejados.

Tipos de Rostos: Rostos Quadrados ficam bem com sobrancelhas retas, Rostos Ovais com arqueadas, já os redondos devem evitar as muito finas.



Muitas mulheres gostam de "tirar a sobrancelhas", mas não vão ao profissional certo, acabam saindo com uma sobrancelha de cada jeito. Ou muito fina ou muito curta. Por isso, não use os serviços de qualquer profissional. Além disso, dói as primeiras vezes e você tem que estar preparada.
Como os cabelos as sobrancelhas mudam a fisionomia do seu rosto.
Em primeiro lugar, é muito importante ver se as sobrancelhas precisam ser feitas. O maquiador da L'Oreal, Duda Molinos, em seu livro "Maquiagem" sugere: "Se você quer resolver falhas na sobrancelha, ou determinar um traçado ideal para o seu rosto, procure, ao menos na primeira vez, um profissional do assunto". Outra dúvida é: tirar a sobrancelha com pinça, com cêra ou com uma lâmina de barbear? Fiquem atentas! Fazer com pinça é melhor porque tem a possibilidade de fazer um desenho mais bonito e as chances de errar são menores. Tirar com cêra é um pecado porque rompe os músculos da região, causando flacidez e envelhecimento da pálpebra. Lâminas de barbear, nem pensar! Não fica bonito, os pêlos crescem rápido, fica uma certa sombra preta e ainda há o risco de cortes.
Verifique se as suas sobrancelhas têm pêlos fora do lugar ou se estão tortas. Depois, escolha um lugar bem iluminado: um lugar com sol ou no banheiro, com bastante luz. Verifique bem a pinça, algumas perdem a ponta muito rápido e não retiram o pêlo pela raiz, deixando falhas. Algumas pessoas evitam fazer a sobrancelha porque sentem um pouco de dor.
Dica: Pra não doer muito passe um hidratante pra amolecer as sobrancelhas e faça depois do banho, assim seus poros estarão mais abertos e vão sair mais fácil.
Pinçar no sentido que nasce o pêlo dói menos.


Sobrancelhas com falhas ou finas: Uma sugestão é usar maquiagem a seu favor, passe a ponta de um lápis delineador marrom claro no sentido do crescimento dos fios, aos poucos e com leveza para não pesar o look. Isto ajuda a disfarçar as pequenas falhas e para também engrossar as mais finas.

Sobrancelhas muito escuras: Após se maquiar, passe um pouco de corretivo com uma escovinha própria para a sobrancelhas sobre os pêlos, também no sentido do crescimento dos fios. O resultado será um rosto mais claro e suave.

Chegou então a hora de começar a arrancar os pêlos. Escove os pêlos da sobrancelha em diferentes sentidos. Preste atenção no caimento deles para não retirar nada que deixe falhas. É comum se ter a ilusão de que o pêlo está resolvendo o desenho que você imaginou quando, na verdade, seu caimento faz um traçado diferente. Para acertar a mão e ficar com a sobrancelha desejada, pegue um delineador e desenhe o formato que você quer. Tudo o que estiver fora do desenho deve ser retirado. Fácil, fácil. Ou então faça o seguinte: olhe-se no espelho e coloque um lápis na lateral do nariz. O ponto onde o lápis encostar indica onde é o começo da sobrancelha. A seguir coloque o lápis no canto onde termina o olho; ali está onde a sobrancelha deve terminar. Esse é um erro comum pra quem não sabe fazer.


Um grande problema é igualar as sobrancelhas. Imagina, você faz, faz, e quando vê...Uma ficou maior do que a outra. Algumas pessoas dizem que o ideal é tirar alguns pêlos de uma, parar, tirar os da outra e assim sucessivamente. Ledo engano. Só há um jeito de igualar as duas: ir até o final de um lado e, depois, imitar o que fez, na outra, tendo a primeira como exemplo.
Para as pessoas que sofrem porque têm a sobrancelha sem separação, as chamadas "coast to coast", ou "monocelha", seus dias de agonia estão prestes a terminar. Neste caso, basta tirar os pêlos que ficam entre elas. Este trabalho tem que ser feito a cada 15 dias.
Até problemas visuais podem ser minimizados com um trabalhinho nas sobrancelhas. Dá pra transformar um olhar triste em alegre, ou seja, levantar aquele olhar caído.
Muitas vezes, o olhar triste é devido ao posicionamento das sobrancelhas. Neste caso, a parte inferior da sobrancelha é retirada e faz-se uma coloração na parte superior. Mas atenção!! Essa coloração tem que ser feita por um especialista, geralmente os produtos para tingir são muito perigosos e se cair no olho é um veneno, podendo dar algum problema. A região dos nossos olhos é muito sensível! Para muitos casos, a pigmentação (ou coloração) é a melhor altenativa. Sobrancelhas falhadas ou dando aquele ar de cansaço são facilmente corrigidas com este método. É um trabalho reconstrutivo. Uma técnica de introdução de pigmentos através de agulhas na pele, como uma tatuagem. Desta forma, recuperam a estética das áreas carentes de melanina, que é o que dá cor à pele. Mas atenção! Se você já fez a pigmentação, mas quer mudar de ares para dar uma variada, tem que ter um certo cuidado. Primeiro tem que despigmentar para depois fazer uma nova pigmentação.
Não se faz um trabalho por cima do outro, porque o resultado pode ser um desastre. É muito importante que você tenha em mente que nem sempre aquela maravilha de sobrancelha, digna de uma artista de Hollywood, pode ficar bem no seu rosto.
Não exagere também se estiver pensando em pintar as sobrancelhas. Elas não devem ser pintadas da mesma cor do cabelo. Portanto, nada de cabelo ruivo com sobrancelha ruiva, cabelos castanhos e sobrancelhas idem. O ideal é usar uma tinta com efeito clareador sem descoloração prévia. Procure no rótulo. Você vai perceber também que o efeito da tintura vai sumindo. Não é motivo para preocupação. O fio da sobrancelha é muito diferente do fio do cabelo porque a cutícula não absorve a tinta por muitos dias. Contrariando o tempo em que fica nos cabelos, a tintura nas sobrancelhas deve ser retirada rapidamente, normalmente dois a três minutos já são suficientes. Sobrancelhas muitos escuras pedem um tempinho maior, em torno de seis minutos. Se a tintura ficar mais tempo do que o normal, fica uma cor desbotada e o resultado final deixa muito a desejar.

TAMANHO Para achar o tamanho certo da sobrancelha, coloque um lápis na vertical, de cada lado da asa do nariz até a testa. Toda a pilosidade que ficar no espaço entre os lápis é para depilar. Para saber onde fica o arco, trace uma linha imaginária (ou coloque o lápis) da narina ao exterior da pupila.



COR Dê cor e espessura a sua sobrancelha, seja com lápis ou tinta, esse método é ótimo para quem não tem uma bem definida.
Use um pincel para preenchê-las com um tom um pouco mais claro que os pelos e o lápis da mesma cor destes para traçar os que faltam.


Para depilar melhor, algumas dicas: desenhe primeiro a forma desejada e elimine depois os pelos que ficarem de fora. Ou então, experimente tingir primeiro para ver melhor tudo o que tem que ser eliminado sem ser necessário um espelho de aumentar. Usa-se um ou dois tons mais escuros do que a cor do cabelo. E lembre-se: depile por baixo da sua sobrancelha, nunca em cima.

PENTEADO Penteie sempre sua sobrancelha. Quer fazer um teste? Pegue um pincel para sobrancelhas e penteie para baixo. Você notará até um ar mais triste no seu rosto. Mas se penteá-las corretamente, para cima, o seu rosto ficará com um ar mais jovial, clean e alegre. Se você não tiver um pincel para sobrancelhas não tem problemas, sabe aquela escovinha que vem no rímel? Então, quando acabar o seu rímel, guarde a escovinha, limpe-a que dará um ótimo pincel para sobrancelhas!


Faça sempre! · Limpe suas sobrancelhas religiosamente a cada 15 dias. Sabe o que vai acontecer? Você vai descobrir exatamente quais são os pelinhos em excesso e não vai correr o risco de tirar nenhum a mais. Melhor: com o tempo, eles podem até deixar de crescer.
· Penteie-as sempre antes de sair de casa. Além de ficarem mais bonitas, também se tornarão menos rebeldes. Vale até usar um pouco de gel ou rímel incolor para "assentar" os pelinhos.
· Para dar aquele último retoque, pegue um pincel chato e dê uma leve esfumaçada nas eventuais falhas. Use sempre uma sombra mais clara do que as sobrancelhas. Se forem pretas, opte por sombra marrom.

Nunca faça!
· Sobrancelhas e cera quente definitivamente não combinam. Além de irritar uma região tão sensível, a cera pode acabar tirando pêlos a mais.
· Passar lápis preto em suas doces sobrancelhas só irá deixar seu olhar um bocado carregado. O mesmo vale para o rímel.
· Esqueça os modismos de afiná-las. Até porque isso é bem perigoso. Por ser uma região de poucos e fracos pêlos, você corre o risco de depilá-los e eles nunca mais crescerem