sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Pular Corda - O exercício ajuda a emagrecer de forma divertida


Não há uma criança que não tenha se divertido pulando corda. Agora, se deseja emagrecer, não fique só na nostalgia. O exercício, que vem sendo cada vez mais utilizado por professores em academias ou por treinadores de artes marciais, é excelente para quem quer emagrecer.

Além de proporcionar um acentuado gasto calórico – de 500 à 800 calorias por hora - e auxiliar o sistema cardiovasculatório, a atividade fortalece coxas, panturrilhas, abdômen e braços. Também proporciona uma melhora no ritmo, na coordenação motora e no equilíbrio.

Por ser uma atividade de alto impacto, pessoas com lesões nos joelhos ou em qualquer articulação dos membros inferiores, não devem praticar o exercício. Quem está muito acima do peso também sentirá desconforto, pois o exercício aumenta o impacto nas articulações, principalmente dos pés.

Mesmo sendo uma atividade bastante familiar, convem iniciar o exercício com cautela. Deve-se começar fazendo cinco minutos, depois dez, até chegar aos vinte minutos, pulando apenas o suficiente para que a corda passe debaixo dos pés, fazendo assim que o impacto seja menos intenso.

Por Yasmin Barcellos