terça-feira, 20 de setembro de 2011

Power caminhada melhora forma física e queima gordura perigosa

Nem uma caminhada convencional, nem uma corrida. Ela é uma caminhada um pouco mais rápida, que traz melhores resultados do que a caminhada em ritmo normal e oferece menos risco de lesões quando comparada à corrida. A power caminhada é uma nova modalidade que chegou com todo pique!

O novo jeito de se exercitar conserva a disposição por mais tempo na atividade física e ajuda a emagrecer de maneira mais rápida e duradoura. O grande segredo desse plano é alternar diferentes velocidades das passadas. O treinamento intervalado funciona do seguinte modo: em vez de andar rapidamente por um longo tempo, você alterna períodos curtos de ritmo forte com outros de ritmo mais leve. Essa diminuição permite que recupere as forças para retomar o pique acelerado e continue correndo por mais tempo, sem se cansar tanto. Assim, o gasto calórico é maior. A variação de ritmo também deixa o treino menos monótono, o que é o grande desafio para os iniciantes.

A power caminhada é uma das apostas das academias para perder peso e ficar em forma já pensando no próximo verão. O jeito novo de caminhar é um dos melhores exercícios para queimar gordura na barriga. Não apenas aquela camada mais aparente, mas também um tipo bem mais perigoso, que se acumula profundamente sob a parede do abdômen. Chamada visceral, essa porção de gordura, embora menor do que a mais externa, está diretamente ligada a infarto, hipertensão e diabetes. 

Portanto, investir nossa energia nesse tipo de exercício é uma bela forma de conseguir dois benefícios num só pacote: um corpo mais bonito e muito mais saudável. Os treinos duram em média de 45 a 75 minutos. Esse tempo é ideal para o corpo começar utilizar a gordura estocada como combustível e não partir para o consumo da musculatura. Além do equilíbrio entre baixa e alta intensidade, para que os resultados sejam razoáveis, o exercício exige bom controle da dieta, contração do abdômen (que melhora a respiração e o metabolismo) e controle do batimento do coração.

Avaliação cardíaca

Para obter bons resultados, porém, é importante acompanhar e controlar os batimentos cardíacos na frequência indicada para cada ritmo de caminhada. O segredo é o equilíbrio: o treino não deve ser nem fácil demais, já que não melhora o condicionamento, e nem deve muito puxado deixa você cansado antes da hora, o que também não traz ganho.

Como o que deve determinar a intensidade da caminhada é a frequência cardíaca, é importante monitorá-la e mantê-la dentro da faixa indicada no treino. Para isso, o primeiro passo é calcular a frequência cardíaca máxima (FCM), subtraindo a sua idade de 220. Se tem 20 anos, FCM: 220 - 20 = 200. 

Para andar entre 60% e 70% da FCM, faça o cálculo: se a sua FCM for 200, a conta é 200 x 0.60 (120) e 200 x 0.7 (140). Isso significa que você terá que manter o batimento cardíaco entre 120 e 140 vezes por minuto. Na power caminhada, você precisa andar a 85% da sua freqüência cardíaca máxima (FCM).