terça-feira, 20 de setembro de 2011

Capoeira diverte e traz equilíbrio e força a praticantes


Uma mistura de luta, dança, cultura popular e música. É difícil definir o que seria a capoeira. Mais esse que é um dos símbolos mais tradicionais da brasilidade representa uma importante expressão cultural da interação entre África e Brasil. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, a capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando todo o corpo, requisitando pés, mãos, cabeça, joelhos, cotovelos. Uma característica que a distingue da maioria das outras formas de luta é o fato de ser acompanhada por música.

Como atividade física, a prática da capoeira é bastante interessante, já que se caracteriza por ser um exercício completo. Ao mesmo tempo em que envolve exercícios aeróbicos (que provocam o aumento de frequência cardíaca e queima de gordura), também exige movimentos anaeróbicos (desenvolvimento muscular), proporcionando uma oportunidade singular de obter numa única atividade benefícios como flexibilidade, força muscular e resistência física.

O treino regular é fundamental para que o capoeirista consiga ter um bom desempenho durante a sua atuação, e a prática pode ser feita por pessoas de qualquer idade e condição física. 

A capoeira exige também concentração e observação. O olho no olho é uma das bases da ginga da capoeira. É importante estar sempre atento ao parceiro, procurando onde está o seu olhar, fazendo os movimentos sem perdê-lo de vista.

O diálogo corporal, a improvisação, a inteligência do corpo, a necessidade de agir, o equilíbrio, assim como as noções de espaço, tempo, ritmo e música, e a compreensão da filosofia da prática são princípios fundamentais ensinados dentro da capoeira angola.

Os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos, desenvolvendo uma série de qualidades físicas. Se você entrar na roda, em pouco tempo vai sentir uma grande mudança: menos tensão, reflexos mais rápidos, um ganho fantástico de força e mais equilíbrio mental.

Com um pouco de persistência, a capoeira é uma grande parceira do condicionamento físico, porque a prática constante (pelo menos três vezes por semana) desenvolve o sistema cardiorrespiratório. E o melhor: você trabalha os músculos abdominais, já que os músculos desta região são muito solicitados.

Outro fato é que capoeira não se faz sozinho, por isso é imprescindível a participação dentro de um grupo. Seu ensino é baseado na oralidade, com os conhecimentos passados através da vivência e prática regular. Isso exige que o indivíduo se molde a um grupo e passe a conviver com as diferenças existentes neste núcleo de pessoas, num exercício de tolerância. A capacidade de improvisação – de conseguir se adaptar às diferenças e de dramatizar as situações – é uma característica que o praticante vai adquirindo com o treinamento, envolvendo malícia e brincadeira.