quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O que é Escalada Esportiva ?


A escalada esportiva é uma prática que utiliza as técnicas e movimentos de montanhismo e que tem como objetivo exigir o máximo de força e concentração do atleta. A técnica, a coragem, a adrenalina, juntamente com a força, são os fatores que fazem da Escalada um esporte apaixonante.

Para quem pensa que o esporte se resume a "homens-aranha" que ficam escalando grandes arranha-céus pelo mundo, está enganado. A escalada é muito mais importante que isso e quem pratica quer antes de tudo desenvolver uma atividade que irá livrá-los do stress do dia-a-dia. O atleta da escalada deve encontrar diferentes soluções para ultrapassar os obstáculos, não importando se está em uma cadeia de famosas montanhas européias ou na parede de uma academia.

Um dos principais atrativos da escalada é o fato de ela poder ser praticada em qualquer cidade, bastando para isso uma parede em qualquer academia. Hoje já é muito difundida a prática da Escalada nos grandes centros.

Os equipamentos básicos para a prática da escalada são: cordas, sapatilha para escalada, capacete e pó de magnésio para passar nas mãos.

Alongamento para montanhistas


Benefícios da escalada:

-  Trabalha o corpo e a mente.
- A elaboração de estratégias, os desafios encarados e o controle do medo e da ansiedade durante as escaladas ajudam a combater o estresse do dia-a-dia.
- Trabalha todos os músculos.
- Regulariza o sistema nervoso.
- Desenvolve a capacidade de concentração.
- Faz bem para o sistema respiratório.
- Ativa a circulação.

Dicas para um melhor rendimento físico durante a escalada

- Não concentre a força da escalada nos braços. Faça um bom trabalho de pés. Ele que dará a impulsão para que você consiga ter um bom desempenho na escalada. Um trabalho de equilíbrio e forçar seu peso em cima dos pés é melhor do que tentar escalar usando a força dos braços.

- Força e resistência garantirão uma escalada eficiente. Outra forma eficiente de garantir uma boa escalada é apurar a técnica. Tente usar os músculos do braço o menos possível. Ao invés de concentrar força nos bíceps, concentre-a nos ossos e nas juntas. Por exemplo, ao invés de pressionar o peitoral contra a parede, relaxe. Se afaste da parede e deixe os cotovelos bem travados. Isso fará com que seus músculos recarreguem a energia antes de você dar o próximo passo.

Riscos e cuidados da escalada

- É essencial que seja usado o equipamento adequado e que a escalada seja realizada apenas sob supervisão de profissionais e/ou pessoas experientes. O esporte que é bastante saudável e que não oferece riscos se praticado com responsabilidade. Pode se tornar bastante perigoso se os devidos cuidados não forem tomados.

- Para se prevenir de dores que podem ocorrer, principalmente, nos ombros e nos cotovelos é bom que se faça uma boa série de alongamentos antes da escalada.

Algumas dicas para conservar a sapatilha.

- Uma sapatilha bem cuidada pode ser ressolada 5 ou até 6 vezes.
- A durabilidade da sapatilha está diretamente relacionada à durabilidade do couro. Assim, quem escala calçando meia, evita o contato da pele com o couro e a sapatilha dura mais.
- Pequenos rasgos no couro ou pequenos trechos sem costura devem ser rapidamente reformados, evitando que o problema aumente e torne impossível um reparo de boa qualidade.
- Evite deixar a sapatilha molhada na mochila. Retire lama, terra, pedriscos e outros objetos da sapatilha antes de guardar, para preservar o couro.
- Mande a sapatilha para a ressola antes de detonar o bico.


Materiais, vestimenta e equipamentos para escalada.

- Corda: as cordas mais utilizadas na escalada são fabricadas com fibras sintéticas, como nylon e perlon, devido à alta resistência e elasticidade.

- Sapatilhas: a utilização de uma sapatilha especial para transpor os objetos é essencial. Ela tem o formato ideal para proporcional maior equilíbrio e segurança.

- Pó de magnésio: é esfregado na mão e aumenta o atrito com a parede. Desta forma fica mais difícil de escorregar.

- Capacete: previne acidentes sérios. Protege o escalador de objetos cadentes ou em uma eventual queda. Os capacetes de escalada são bem leves, ajustáveis à cabeça e forrados com espuma.

- Cadeirinha ou Baudrier: é uma "cadeira" de fitas de nylon que distribui a tensão causada pelo peso do corpo na cintura (região lombar da coluna) e virilha (região próxima da coxa).

- Mosquetões: são elos de duralumínio ou aço, com fecho de mola, usado no encaixe de outros equipamentos (cordas, alças de fitas, baudrier, dentre outros). É uma peça importante para sistemas de segurança, descidas e ancoragens.