terça-feira, 20 de setembro de 2011

Entenda porque a ioga ganha cada vez mais adeptos no Brasil


A ioga é uma filosofia de vida de milhares de anos. A prática criada e difundida onde hoje é a Índia tem como princípio fundamental facilitar a conexão do corpo com a mente, entendidos como uma coisa única, indissociável. Para que isso seja possível, ela se apoia em recursos como a meditação e a respiração profunda e a execução de posturas corporais inspiradas em animais ou em outras referências da natureza.

Cada vez mais, a prática importada do Oriente ganha adeptos no Brasil e uma infinidade de pesquisas apontam novas vantagens para o organismo dos que a praticam. A Associação Brasileira de Ioga estima que no País há cerca de 500 mil adeptos. O que ainda é bem pouco perto dos milhões de praticantes nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. Mas a prática tem crescido por aqui, com a abertura de novas escolas e academias dedicadas a oferecer algumas das centenas de variedades da modalidade.

Veja, a seguir, vários benefícios que essa modalidade que está em alta pode oferecer à saúde e à autoestima de praticantes de todas as idades:

Fortalece a musculatura: ainda que timidamente, a ioga começa a ser vista como algo muito mais completo do que uma simples técnica de relaxamento. Ela movimenta todas as partes do corpo. Justamente por isso, uma de suas principais características é fortalecer e alongar os músculos, beneficiando o corpo como um todo - o que geralmente não ocorre em modalidades como a musculação, principalmente quando esta é feita de maneira exagerada.

Amplia a percepção do corpo: a ioga é poderosa para ampliar a consciência corporal, que se estende também para além das sessões. Com o tempo, o praticante consegue detectar os sinais mais evidentes de tensão muscular e, assim, é capaz de controlar melhor as situações de estresse. A pessoa passa a perceber com mais facilidade vícios de postura, como sentar ou andar projetando o abdômen para frente.

Ajuda a emagrecer: a ioga favorece a eliminação de calorias – e de maneira  muito prazerosa. Especialistas estimam que, conforme a intensidade das aulas, centenas de calorias podem ser eliminadas e o melhor: sem sacrifícios. Algumas técnicas são eficientes para trabalhar a capacidade respiratória em favor do emagrecimento. O controle da inspiração e da expiração do ar ajuda a diminuir a ansiedade e, por tabela, o desejo de comer.

Diminui os efeitos da menopausa: técnicas específicas têm sido aplicadas para aliviar os incômodos dessa fase da vida, quando a mulher se depara com frequentes ondas de calor e perda de libido. Buscam estimular o aumento dos níveis de estrógeno, hormônio que cai significativamente com a suspensão da menstruação a partir de posturas que atuam sobre áreas estratégicas, como os ovários, a hipófise, a tireoide e as glândulas suprarrenais,.

Mente sã e menos estresse: durante a meditação, o cérebro trabalha mais lentamente e os ruídos causados pelos pensamentos se tornam sutis. A agitação constante causa a instabilidade emocional e enfraquece o sistema imunológico. Com a ioga, nossa mente aprende a “falar menos”, o que torna a nossa mais tranquila porque temos menos assuntos para pensar.

Mais bem-estar: silenciar a mente também eleva o astral. Estudos realizados pelas universidades de Stanford e Columbia, nos Estados Unidos, comprovaram que essa atividade libera endorfina, hormônio que atua sobre o sistema nervoso central e aumenta a sensação de bem-estar, deixando o dia a dia mais alegre.