Tenho falado muito sobre a corrida, atividade prática e barata. Um esporte ao alcance de todos, por isso tão popular nos últimos anos. Mas o tênis também é uma excelente alternativa para quem busca saúde física e mental. Trata-se de uma modalidade esportiva incrivelmente complexa, cheia de detalhes técnicos, táticos e que exige também preparo emocional.
E o tênis, além de divertido, pode ser uma excelente opção de treino a corredores. É preciso lembrar que o corpo humano dispõe de um vasto arsenal de movimentos e possibilidades. Isso significa que praticar atividades físicas, principalmente aquelas que contemplam os aspectos mais negligenciados pela corrida: deslocamentos para os lados, para trás e movimentos explosivos.
Defendo a tese de que mesmo os corredores mais competitivos devem executar movimentos em outras direções e investir um pouco em treinamentos de maior intensidade. Temos que pensar além do desempenho esportivo e considerar também a saúde. Talvez essa tese só não seja válida para os atletas de alto rendimento, isto é, os corredores de elite e que vivem da corrida.
Fazer movimentos laterais, em diagonal e com explosão estimula a coordenação, equilíbrio e força. A alta imprevisibilidade das jogadas exige alta concentração, velocidade de reação.
Enfim, são questões neuromotoras importantíssimas para que o corpo preserve suas possibilidades e nos ajude a envelhecer com mais qualidade de vida. Há outras modalidades que oferecem estas possibilidades? Sim, o basquete, o vôlei e o futebol são outras opções.
Então fica aqui a dica de que aquele “joguinho com raquete” representa mais do que uma simples diversão. Há benefícios importantes a serem considerados.
Por: Renato Dutra
Fonte: http://veja.abril.com.br/