domingo, 30 de outubro de 2011

Massagem aromaterapêutica

Ela mescla óleos essenciais a movimentos que relaxam profundamente o corpo


A combinação de óleos aromáticos e massagem vem sendo usada desde a atiguidade e se perde em registros de vários povos e culturas. A produção de óleos com essências de plantas e flores era comum principalmente na Grécia e Egito. Mas foi na França, pouco antes da primeira Guerra Mundial, que o químico René-Maurice Gattefosse passou a estudar mais profundamente as propriedades dos óleos aromáticos.

No mundo moderno esse tipo de massagem ganhou força mesmo nos spas e clínicas estéticas. No entanto, ainda não se sabe ao certo se, na massagem, os aromas produzem resultados pela absorção da pele, ou pela inalação que acontece naturalmente durante o processo.

COMO É FEITA

Depois de uma conversa com o terapeuta, onde são definidos os objetivos da massagem, o paciente é deitado em uma maca e recebe a massagem por todo o corpo. As manobras utilizadas são de pressão, amassamento e deslizamento. A técnica pode se estender inclusive à região da cabeça (menos a face). Os óleos aromáticos e a intensidade das manobras serão definidos conforme o tratamento.

BENEFÍCIOS

Relaxamento intenso
Alívio da fadiga e dos sintomas de estresse
Como cada óleo essencial tem suas propriedades benéficas ao organismo, a técnica também é indicada como tratamento complementar para inúmeras doenças

CUIDADOS

Gestantes e pessoas com doenças graves devem ter autorização médica para fazer a massagem

PREÇO

Cada sessão pode durar até 2 horas e custar, em média, R$ 100. Em alguns lugares, no entanto, pode ultrapassar R$ 300.