Quando o assunto é saúde, todo cuidado é pouco. Estar atenta à qualquer modificação no corpo, fazer os exames regularmente e estar com as vacinas em dia são algumas das precauções necessárias para estar sempre com saúde. No entanto, ter uma alimentação saudável pode ajudar a prevenir algumas doenças.
Quem segue um cardápio recheado de frutas, verduras, legumes e grãos, por exemplo, está mais preparado para enfrentar gripes, infecções e outras doenças do que pessoas cujo cardápio é rico em alimentos gordurosos, processados e com excesso de açúcar.
“Isso porque, frutas, grãos e hortaliças em geral possuem grande quantidade de vitaminas e minerais que são considerados antioxidantes ao potencializarem as defesas do nosso organismo”, afirma a nutricionista Vanessa Suzuki, que faz parte da equipe da Onodera Estética.
“Isso porque, frutas, grãos e hortaliças em geral possuem grande quantidade de vitaminas e minerais que são considerados antioxidantes ao potencializarem as defesas do nosso organismo”, afirma a nutricionista Vanessa Suzuki, que faz parte da equipe da Onodera Estética.
As vitaminas A, C, e E, alguns minerais como zinco, selênio, licopeno e alguns compostos bioativos como a curcumina, o ácido elágico e o resveratrol ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico, deixando nosso organismo mais protegido.
Estresse físico, ambiental (poluição, por exemplo), emocional, falta de sono e a alimentação desequilibrada são alguns dos fatores que podem acarretar prejuízos ao sistema imunológico.
“Hoje os fatores ambientais são os responsáveis pelas alterações metabólicas. Elas estão totalmente relacionadas e associadas com as doenças da vida moderna”, completa Vanessa.
Betacaroteno (presente nas frutas vermelhas, moranga, cenoura)
É um potente antioxidante e fotoprotetor.
Coenzima Q10 (presente feijão azuki, castanha, semente de gergelim, brócolis):
Atua como um importante antioxidante intracelular.
Ômega 3 (presente no salmão, na semente de linhaça e de gergelim):
Modula a resposta inflamatória (produção de mediadores de menor potencial inflamatório), melhora a cicatrização da pele, efeito antioxidante e hidratante.
Vitaminas do Complexo B (presente nos cereais integrais, carnes, leite):
Regulam o metabolismo hormonal e de síntese, manutenção de funções imunológicas.
Polifenóis e Flavonóides (presentes no chá verde e de romã, geléia de mirtilo, frutas vermelhas, feijão azuki, brócolis, tomate e laranja):
Ação anti-inflamatória e antioxidante, exerce efeito protetor em edema cutâneo devido exposição a radiação UVB.
Ácido elágico (romã):
Antioxidante e antimutagênico, efeito clareador da pele.
Capsaicina (pimenta):
Efeito antioxidante, analgésico, pode estimular a proliferação de fibroblastos.
Cálcio (leite, iogurte):
Prevenção de osteoporose, auxilia no controle do peso corporal.
Zinco (castanha, arroz integral):
Antioxidante e imunomodulador.
Manganês (morango):
Antioxidante e imunomodulador.
Vitamina E (castanha, azeite):
Antioxidante, imunomoduladora, melhora a hidratação da pele e fotoprotetor.
Vitamina C (laranja lima, salsinha):
Antioxidante, imunomoduladora, melhora a hidratação da pele, protege a pele contra dos danos gerados pelos os raios UV, principalmente os UVA, fundamental para a síntese de colágeno (participa da hidroxilação da prolina para a formação de hidroxiprolina).
Silício (aveia, salsa):
Pilar de sustentação do tecido conjuntivo, faz parte da estrutura do colágeno e elastina, proteoglicanas e glicoproteínas.
Selênio (salmão, frango, castanha):
Antioxidante, contribui para a função imunológica.